na região

VÍDEO: divisa de municípios gera transtorno para moradores

18.295

Foto: Renan Mattos (Diário)
Joaquim é morador da localidade há 58 anos e diz que mudança só foi percebida há dois anos

A comunidade de Cerro da Porteirinha, que fica na divisa dos municípios de Santa Maria e Dilermando de Aguiar, deve receber, na próxima semana, uma resposta para a situação que tem gerado transtornos e muita dor de cabeça para os moradores. É que a localidade fazia parte do território santa-mariense, mas, desde que Dilermando se emancipou, há cerca de 20 anos, um novo estudo teria deixado os seus habitantes pertencendo ao novo município, e foi aí que os problemas começaram. 

Nas redes sociais, Bolsonaro e Mourão falam sobre a Amazônia

Segundo o agricultor Joaquim Francisco de Mello Massen, 58 anos, a mudança só foi percebida há dois anos, quando uma placa, que delimitava os territórios, foi colocada em outro lugar. O agricultor salienta, ainda, que, pela nova divisa, feita de acordo com as Cartas do Exército, parte da propriedade dele ficou dentro do território de Santa Maria, enquanto que a outra parte ficou para Dilermando. Ele comenta que os cerca de 50 moradores querem que a documentação que determina o local exato dos limites entre os municípios seja revista.

Veja, no mapa abaixo, onde fica a divisa reconhecida pelos moradores de Cerro da Porteirinha e, também, a divisa geográfica segundo as Cartas do Exército.


No entanto, conforme o chefe de gabinere da prefeitura de Dilermando de Aguiar, Upiragibe Ferrari Pinheiro, não há dúvidas sobre a divisa entre os dois municípios.

-  Essa é uma situação que, até termos sido chamados, não tínhamos conhecimento. Para nós, não há dúvida nenhuma. Quando o município se emancipou, foi feita a divisa pelo mapa do distrito de Dilermando, que sempre foi no mesmo lugar. Essa placa que os moradores alegam ter sido mudada de lugar, não é verdade. A divisa sempre ficou no mesmo local, nós não alteramos nem uma vírgula - salienta Upiragibe.

Deputado gaúcho vai participar de comissão sobre a Defensoria Pública da União

Para o presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria, Daniel Pereyron, é necessário que haja um consenso entre os dois municípios para que a situação seja resolvida.

- Historicamente, os moradores entendiam a divisa em um ponto e, com a emancipação, foi determinado que ficaria em outro ponto. Se comprovado que há esse entendimento histórico, é justificável que se mantenha a documentação para Santa Maria, mas é preciso haver interesse dos dois municípios - esclarece.

No dia 5 de agosto, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais da Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou uma reunião extraordinária com a comunidade do Cerro da Porteirinha. Na ocasião, o vice-prefeito de Santa Maria, Sérgio Cechin, o presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria, Daniel Pereyron, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delcimar Borin, o presidente da entidade, Celio Fontana e o chefe de gabinete da prefeitura de Dilermando de Aguiar, Upiragibe Ferrari Pinheiro, estiveram presentes. Uma nova reunião entre os Poderes Executivos dos dois municípios foi marcada, e o prazo para determinar o que será feito acaba neste domingo.

Foto: Renan Mattos (Diário)
O agricultor mostra o mapa da divisa entre os dois municípios

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Privatização dos Correios trará prejuízos, segundo sindicato

Bolsonaro contraria dados do governo e diz que fogo é restrito a regiões desmatadas Próximo

Bolsonaro contraria dados do governo e diz que fogo é restrito a regiões desmatadas

Política